Associação Pato

Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO

“A Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO é uma organização não governamental de ambiente, inscrita no registo nacional organizado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Fundada legalmente em Outubro de 1988, tem ao longo dos anos lutado pela preservação e recuperação ecológica do Paul de Tornada, procurando aliados junto da população local e sensibilizando e alertando as autoridades locais, nacionais e internacionais.

Para além deste objectivo, a PATO tem procurado ser uma voz interveniente e atenta aos problemas ecológicos e ambientais da região, pronunciando-se, tomando posições públicas, denunciando e alertando, e procurando contribuir para uma maior consciencialização da população em geral, tendo como único objectivo o Desenvolvimento Sustentável desta região.

As acções de sensibilização e educação ambiental têm desempenhado um papel fundamental na actividade da associação, privilegiando o contacto com a natureza e as acções directas com a população (escolar e não escolar). A Associação tem dedicado igualmente parte dos seus esforços aos estudos ecológicos e de caracterização e inventariação de espécies do Paul de Tornada e doutros espaços naturais na região.
A partir do final de 1997, e após a celebração de um contrato de arrendamento do Paul de Tornada, a Associação PATO passou a ser responsável pela gestão desta Zona Húmida.

No dia 2 de Julho de 2009 foi oficialmente criada a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, através da publicação em Diário da República do Aviso n.º 11724/2009, passando esta importante zona húmida a integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas.

A Associação vive fundamentalmente do trabalho voluntário dos seus associados.

Participe! Dê um pouco do seu conhecimento, do seu tempo e da sua solidariedade.”

VISITAR WEBSTE…

PÁGINA FACEBOOK…

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.